top of page

Construção de Asas
Ateliê de Criação Literária

Fábricas de asas

As nossas fábricas de asas ficam dentro das crianças para que as possam levar para todo o lado. Quando é caso de asas em falta, a única coisa a fazer é ajudar as crianças a construir as penas, os músculos e todas aquelas coisas necessárias da mecânica de voar dos pássaros. A Academia das Artes para a Construção de Asas ajuda, pois, a construir asas em todas as crianças que estejam a precisar delas. 

Ajudantes de construtores

Os construtores são as crianças. Como são pequenas e não chegam a todas as ferramentas de trabalho, existem ajudantes de construtores (como eu própria). 

Categorias de asas

As asas podem ser de várias categorias: de literatura, artes plásticas, teatro, dança, música, ou fotografia. Na verdade, as asas tendem a misturar-se (assim como as asas dos pássaros se fazem de penas, ossos, músculos, de maneira a que funcionem bem). Por isso, não há verdadeiras fronteiras entre as oficinas de fazer asas (mas as fronteiras sempre fizeram pouco sentido, seja em matéria de asas ou de outras coisas..).

Coisas sérias em matéria de asas

«Há muito que se sabe da relevância das pessoas conseguirem expressar as suas emoções e afetos de forma pictórica, escultórica ou qualquer outra significativa para a própria, conseguindo assim alguma exteriorização do seu sentir e pensar, muitas vezes amalgamados em sofrimento que se afigura indizível, espontaneamente, por palavras.» (Álvaro A. Carvalho, Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental/DGS 2012-2018)

Mais sobre asas: ateliê de criação literária

A arte e a cultura têm um poder transformativo. O Ateliê de Criação Literária da Academia das Artes para a Construção de Asas, fundada pela escritora Rute Simões Ribeiro, é um espaço-tempo destinado a crianças e jovens dos 11 aos 17 anos, para a experimentação do pensamento livre, da imaginação, da linguagem, da palavra e do texto. As crianças e jovens são expostos aos livros, às histórias, às ideias, à palavra do outro, à possibilidade de perspetivar o mundo de múltiplas maneiras, à experiência do ato de imaginar e de criar, por via da palavra escrita.

As sessões desenvolvem-se em torno de diversos exercícios de escrita e de interação com o espaço, através dos quais as crianças e jovens se sentem naturalmente capazes de construir histórias, personagens e conceitos, individual e coletivamente. Os exercícios com facilidade despertam-nos para a exploração do seu próprio espaço interior, através da incontida expressão do livre pensamento, bem como para a convicção de que esse é um espaço a que podem sempre recorrer. A palavra escrita não é mais do que uma ferramenta para treinar e registar o pensamento libertado de convenções. Por via do diálogo, da tolerância, da proximidade e da interpessoalidade, o ateliê contribui também para a aquisição de valores sociais e humanos. 

Neste ateliê, enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030, nomeadamente no Objetivo 4 (Educação de Qualidade), as crianças e jovens praticam possibilidades de futuro, treinam a sua própria projeção pessoal e fazem o exercício da esperança.

Projetos de asas em parceria

Ludoteca | HELPO - Fontaínhas, Cascais

Equidade Educativa | AJUDA EM AÇÃO - Camarate, Lisboa

O que dizem os Pais

"O meu filho gostou muito de si e destes dias, que lhe trouxeram uma outra forma de pensar a escrita e este processo de colocar a criatividade em texto. Sinto-o mais leve e comunicativo. Obrigada."

"Senti uma motivação muito positiva do meu filho ao longo da semana. Gostava de estar comigo e ler-me os textos que foi escrevendo. Hoje perguntei-lhe se tinha aumentado a sua motivação pela leitura e disse-me que sim. Obrigada pela sua dedicação e empenho."

Pode inscrever os seus filhotes, enteados, afilhados, alunos. Verifique ateliês abertos mais abaixo nesta página. 

Ateliê de Criação
Literária
(programa contínuo)

- INSCRIÇÕES ABERTAS -

 

Escrita literária, em programa contínuo, para crianças e jovens dos 11 aos 17 anos, com mentoria da escritora Rute Simões Ribeiro, finalista do Premio LeYa 2015 e vencedora do Prémio Literário Hugo Santos 2023.

Início em outubro de 2023. Vagas abertas durante todo o ano.

As sessões do ateliê de criação literária seguem o calendário escolar.

Horário atualmente disponível (online):

Segundas-feiras, das 18h30 às 20h00

No caso de este horários não servir a disponibilidade de quem possa estar interessado, contacte-nos ainda assim, pois sempre poderemos vir a abrir novas turmas.

Para inscrições realizadas até ao dia 27 de setembro, o preço da primeira mensalidade tem um desconto de 50%.

AGENDA:

A) “Mostra” de um livro, de uma história, de um escritor, com leitura de breves trechos selecionados.

B) Experimentação (nunca errada) da ideia, da palavra, do texto, pelas próprias crianças e jovens, a partir da abordagem do autor: exercício do direito ao pensamento livre. A única regra é o respeito pelo outro, pela sua humanidade e pelas ideias do outro.

C) Acompanhamento e incentivo ao desenvolvimento da ideia, da história, do texto. Não há foco do adulto na correção do texto, a não ser pela necessidade de compreensão do que está escrito, nem num qualquer conceito de forma. As crianças e jovens são livres de construírem o texto como ele próprio se lhes impuser, incluindo de inventarem palavras que, não existindo, lhes façam falta.

D) Escrita individual ou partilhada (a dois ou três, no máximo) de textos livres (ou com início provocado), e/ou exercícios de sucessão de palavras e ideias, sempre que as crianças e jovens tiverem concluído a primeira proposta. 

E) Partilha voluntária pelas crianças e jovens do(s) seu(s) texto(s), em ambiente de confiança, respeito, tolerância, partilha e afeto. As crianças e jovens são encorajados a ouvir os colegas, sem criticar, e reconhecendo, com amizade, o ato generoso da partilha de um texto (sempre íntimo e privado).

Nota 1: Os ateliês seguem um esquema sequencial de exercícios, mas hão de sempre equilibrar o planeamento e a oportunidade, de modo a irem ao encontro do ritmo dos participantes, da sua capacidade de expressão e da sua vontade. Além disso, a proximidade, o diálogo, o afeto e a interpessoalidade são também dimensões importantes, de modo a ouvir e compreender as necessidades sentidas pelos participantes, o que contribuirá para o desenvolvimento das melhores estratégias para a condução concreta das sessões. 

Nota 2: O ateliê está organizado de forma a acompanhar todo o ano letivo. Contudo, se, por algum motivo, a criança ou adolescente preferir frequentar o ateliê apenas durante um determinado período de tempo, também poderá fazê-lo (e poderá também sempre regressar). Nesse caso, será tido em atenção o tempo que espera passar no ateliê e serão ajustadas algumas das propostas, de maneira a ir ao encontro das suas particulares preferências e expectativas.

 

MENSALIDADE:

65€/mês*

Nota: O pagamento deverá ser feito no dia 1 de cada mês.

Meios de pagamento:

a) mbway para 966554040,

b) transferência bancária para o NIB 0035 0671 00006397200 96, ou

c) paypal.me/rutesimoesribeiro.

Nota: Irmãos têm desconto de 20%.

*No caso de frequência de mais do que um horário haverá lugar a desconto global de 10%.

INSCRIÇÕES E PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO:

Formulário de contacto deste site

WhatsApp: 966554040

Email: rutesimoesribeiro@gmail.com ou construcaodeasas@gmail.com

Instagram: @rutesimoesribeiro

Facebook: @rutesimoesribeirobooks

Inscrições limitadas, uma vez que se dá preferência a um contexto de proximidade. Deste modo, poderá ser dada atenção a cada participante, às suas necessidades particulares, às suas dúvidas e hesitações, à sua relação com o outro e consigo próprio, possibilitando a dinâmica própria das sessões, permitindo que se façam vários exercícios e potenciando, assim, a ação ao nível individual e coletivo. 


Não precisará de fazer qualquer pagamento no ato do pedido de inscrição. 
Receberá posteriormente um email de confirmação, com as indicações para pagamento.

Atelie-Asas_seg23-24_.png

Ateliê Literário
"À Sombra da Árvore Inventada"

4 a 8 de setembro de 2023, das 16h às 18h

Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa​​

- JÁ REALIZADO -

(deixe o seu contacto para ser notificado de novas edições)

Escrita literária para crianças e jovens dos 11 aos 17 anos com mentoria da escritora Rute Simões Ribeiro, finalista do Premio LeYa 2015 e vencedora do Prémio Literário Hugo Santos 2023.

PROGRAMA:

I.    Ser escritor: a profissão de quem repara nas coisas, de quem vê (ver em volta, ver dentro, ver o outro). Aprender a apanhar ideias-passarinho (com mãos e sem mãos, segurando-as na cabeça até que se depositem, pela caneta que é instrumento de caça, na folha de papel que é gaiola). A Vida Secreta das Coisas: imaginar “a vida secreta” do observável. Livros/textos mostrados: A Marca na Parede, de Clarice Lispector. A Náusea, de Jean-Paul Sartre. Desimportâncias, de Simone Paulino.

II.    Revolucionar o dicionário: ressignificar o que se observa (esmiuçar as ideias-passarinho, ver bem o que trazem dentro). A desconstrução do óbvio. Livros/textos mostrados: O Dicionário do Menino Andersen, de Gonçalo M. Tavares. 

III.    Possibilitar o absurdo: a exploração do espanto conciliado com a verosimilhança. A construção do ideário. Livros/textos mostrados: Metamorfose, de Franz Kafka. O Nariz, de Nikolai Gógol. Havia, de Joana Bértholo.

IV.    Ver ideias dentro: projeção e reperspetivação de mim mesmo, num outro tempo ou lugar. O mundo ao contrário: exploração das possibilidades absurdas (não obstante, não incorretas) do inverso. Livros/textos mostrados: O outro, de Jorge Luis Borges. Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira. A Vida No Céu, de José Eduardo Agualusa.

V.    A ideação do mundo humano: reconhecer e reclamar os direitos humanos. Uma carta ao Presidente. Livros/textos mostrados: Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, de George Orwell. As Cartas da Prisão de Nelson Mandela, de Nelson Mandela. Diário de Anne Frank, Anne Frank.

VI.    Eu no outro: experimentar a pele da pessoa que poderia ser eu. A vigência da identidade. Livros/textos mostrados: Orlando, de Virginia Woolf. 

VII.    Eu nas ideias de futuro: expressar intenções de futuro e projetar a visão das possibilidades. A experimentação do possível. Livros/textos mostrados: O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago. 

Nota: Os ateliês seguem um esquema sequencial de exercícios, mas hão de sempre equilibrar o planeamento e a oportunidade, de modo a irem ao encontro do ritmo dos participantes, da sua capacidade de expressão e da sua vontade. Além disso, a proximidade, o diálogo, o afeto e a interpessoalidade são também dimensões importantes, de modo a ouvir e compreender as necessidades sentidas pelos participantes, o que contribuirá para o desenvolvimento das melhores estratégias para a condução concreta das sessões. 

atelie-arvore-inventada_set2023.png
bottom of page