INÉDITOS
INÉDITOS
Permanecem aqui alguns textos não publicados, em gaveta aberta.
Permanecem aqui alguns textos não publicados, em gaveta aberta.
CONSTRUÇAO DE ASAS
Fábricas de asas
As nossas fábricas de asas ficam dentro das crianças para que as possam levar para todo o lado. Quando é caso de asas em falta, a única coisa que temos de fazer é ajudar as crianças a construir as penas, os músculos e todas aqueles coisas necessárias da mecânica de voar dos pássaros. A Academia das Artes para a Construção de Asas ajuda, pois, a construir asas em todos os meninos e meninas que estejam a precisar delas.
Ajudantes de construtores
Os construtores são as crianças. Como são pequenas e não chegam a todas as ferramentas de trabalho, existem ajudantes de construtores. O ajudante de construtor na literatura chama-se Rute Simões Ribeiro, que é também a coordenadora deste projeto. Tem procurado construir asas há muito tempo dentro dela própria e a Academia das Artes para a Construção de Asas é uma delas. Ajuda, pois, a construir asas em cima das palavras e das ideias delas.
Categorias de asas
As asas podem ser várias categorias: de literatura, artes plásticas, teatro, dança, música, ou fotografia. Na verdade, as asas tendem a misturar-se (assim como as asas dos pássaros se fazem de penas, ossos, músculos, de maneira a que funcionem bem). Por isso, não há verdadeiras fronteiras entre as oficinas de fazer asas (mas as fronteiras sempre fizeram pouco sentido, seja em matéria de asas ou de outras coisas..).
Os ajudantes ainda estão a aprender a manusear as ferramentas e a perceber o sítio das coisas nas diversas fábricas. Por esse motivo, não temos oficinas disponíveis para fazermos todo o tipo de asas, mas estão prontos os trabalhos para as de literatura.
Coisas sérias em matéria de asas
«Há muito que se sabe da relevância das pessoas conseguirem expressar as suas emoções e afetos de forma pictórica, escultórica ou qualquer outra significativa para a própria, conseguindo assim alguma exteriorização do seu sentir e pensar, muitas vezes amalgamados em sofrimento que se afigura indizível, espontaneamente, por palavras.» (Álvaro A. Carvalho, Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental/DGS 2012-2018)
Projetos de asas em curso
Ludoteca HELPO (e outros a estrear)