top of page
Rute Simões Ribeiro

O Homem Sem Mim

edições humanistas | Da Permanência e Dúvida

“O homem sem mim“, nova obra de ficção da autora portuguesa Rute Simões Ribeiro, vencedora do Prémio Hugo Santos em 2023, retrata a vida pelos olhos de João, carpinteiro septuagenário português, acometido pela doença de Alzheimer. Com destreza lírica, Simões Ribeiro constrói ao longo de curtos capítulos um narrador-personagem perdido nos caminhos da sua memória, à mercê de lembranças e fluxos de consciência sem sincronia com o presente. João é conduzido pela vida por Carminho, sua esposa e alicerce, que é surpreendida por uma versão passada do marido a cada novo dia. A vida com filhos e netos e as relações com antigos amigos também fazem parte do tecido afetivo abalado pela consciência intermitente de João, cuja cisão entre sujeito e corpo é a pedra de toque de “O homem sem mim”, história de um amor desafiado pelo tempo e pela memória.

«Ela diz ‘João’ enquanto olha para o vazio, que sou eu. Vê-me nomeado e espera satisfação, mas o mistério continua por resolver. O nome veio, o homem nele ficou para trás.»

 

«Como é que a gente se há de esquecer do que nasceu da gente, que se fez corpo a partir do nosso. Que anda aqui na cabeça para fazer desaparecer tudo o que temos de mais certo na vida. Para onde vão as certezas?»

bottom of page